

Sobre a Indígena Fashion Week Brasil
A Indígena Fashion Week Brasil (IFWB) é um evento que utiliza a moda como instrumento de voz, resistência e diversidade, conectando o moderno com a tradição. Seu objetivo é ampliar a visibilidade e empoderar artistas indígenas e de comunidades tradicionais, enaltecendo sua criatividade, inovação e conhecimentos.
A IFWB representa a moda da resistência, resiliência, personalidade, luta, desenvolvimento social, político, econômico e socioambiental dos povos originários e comunidades tradicionais, tanto no cenário nacional quanto internacional.

Objetivos do Projeto
O objetivo principal do projeto da Indígena Fashion Week Brasil é elaborar uma semana de moda voltada para pluralidade étnico-racial, tendo como atores principais indígenas e comunidades tradicionais, através de desfiles, debates/palestras, ensaios fotográficos e audiovisuais, e outras manifestações artísticas, visando alcançar transformação e compromisso com a justiça social e verdade, assim como promover igualdade, equidade e valorização dessas comunidades na indústria da moda.
Além disso pretende-se ampliar a atuação desses povos no cenário da moda nacional e internacional, beneficiando o público com a imersão nessas culturas, debates da presença étnico-raciais, dentros de espaços sociais, antes esvaziados pelo racismo estrutural e sistêmico, além de inserir novos talentos para o mercado artístico, em diferentes esferas, estimulando a indústria da moda a inserir esses profissionais em seu ambiente de trabalho, e incluí-los em suas formações.

IFW e o Rio de Janeiro
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” - JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE, 2015
Cartão postal do Brasil, metrópole com grande influência cultural e histórica, atualmente a cidade do Rio de Janeiro abriga a quarta maior população indígena em área urbana do Brasil, com diversas etnias.
Território dos Tupinambás, Temiminós, Tupinikins, a realização deste evento no Rio de Janeiro é reconhecer o território como uma terra de significativa relevância para as comunidades indígenas, e que este é um passo fundamental para garantir os direitos e a preservação cultural desses povos.

Sustentabilidade
A IFWB respeita e reaplica os valores indígenas de conhecimentos tradicionais e de sustentabilidade, com isso tornar esse projeto o mais verde possível é uma de suas metas, assim como implementar ferramentas para compensações ambientais.
Pensando nisso, a IFWB baseia suas práticas na compensação de Crédito de Carbono.
Ações como:
Incentivo aos participantes a chegarem ao evento utilizando bicicletas ou transporte público;
Utilização de materiais sustentáveis;
Implementação de práticas de redução de resíduos (práticas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos);
Informar e educar os participantes do evento sobre a importância da compensação de carbono e as ações realizadas;
Entre outras ações, serão aplicadas por este projeto. Unir a tradição e a inovação em prol de um futuro sustentável valoriza a cultura indígena e preserva o meio ambiente.

Tecnologia
A tecnologia, cada vez mais presente na indústria da moda, ganha espaço também na moda indígena, auxiliando na criação, produção, comunicação, vendas, preservação e promoção cultural para além das fronteiras.
Buscamos unir a tradição com a modernidade, e fazer da tecnologia ponte entre esses dois universos.
Pensando nisso, a Indígena Fashion Week Brasil fará uso da Tecnologia de Realidade Aumentada, transportando todos os participantes do evento às aldeias indígenas. Essa imersão contribuirá para a ampliação do entendimento desses espaços, e contará também com falas indígenas, educando o público em geral sobre a importância e preservação de seus territórios.
O que acontecerá no evento
Palestras e Workshops
Em breve
Em breve.
Palestrante: Em breve
Em breve
Em breve.
Palestrante: Em breve
Em breve
Em breve.
Palestrante: Em breve
Em breve
Em breve.
Palestrante: Em breve
Em breve
Em breve.
Palestrante: Em breve
Em breve
Em breve.
Palestrante: Em breve
Em breve
Em breve.
Palestrante: Em breve
Em breve
Em breve.
Palestrante: Em breve